sábado, 12 de dezembro de 2015

Calendário do Advento *12*

A ceia de natal 
e seus diferentes costumes pelo mundo
O Natal, uma das mais importantes comemorações durante o ano. No natal é celebrado o nascimento de Jesus também com a tradicional ceia, que acontece de diversas maneiras pelo mundo. Cada país come um diferente tipo de comida, realiza a ceia de uma maneira e em datas diferentes, mas sempre com o mesmo significado.
RUSSIA: Natal comemorado no dia 7 de Janeiro, diferente dos outros países. Grãos, frutas, mel e ausência da carne, compõem a ceia de natal dos russos.
JAMAICA: Tradicionalmente abusam das ervilhas na ceia de natal, e contem uma grande variedade de carnes e acompanhamentos.
ALEMANHA: O natal alemão é bastante farto pelo fato do país possuir uma gastronomia rica em diversificada. É tradição comer carne de porco, ganso assado, javali, chouriço, veado, salsichas, acompanhamentos de batatas, repolho, cenoura, salsão, picles, sopas de vegetais e etc.
AUSTRÁLIA: Outro país que comemora durante o verão, e por isso a ceia é realizada normalmente em praias e campo em forma de picnics. É comum comer Peru, carne de porco, e de sobremesa não pode faltar o pudim de ameixa flambada.
AFRICA DO SUL: A África do Sul possui uma bonita, colorida e bastante variada Gastronomia que foi influenciada pelos ingleses. Durante a ceia comem legumes, arroz com passas, torta de carne moída, o tradicional peru de natal e pudim de sobremesa. É comum as pessoas realizarem a ceia com a mesa do lado de fora das casas.
FRANÇA: Na terra da culinária só pode ter uma ceia rica e sofisticada. Comem lagosta, ostra, escargot, foie gras, e o peru. Bebem champanhe, espumantes e vinhos.
CHILE: Nesse país, a ceia é servida às 22:00 horas, e o Peru e o Frango recheado são os grandes destaques que não podem faltar na mesa.
PERU: No Peru, país no qual a culinária está em alta no mundo, os principais pratos são o leitão e pavão ao forno, Chocolate quente, panetone e pirê de maçã também fazem parte desse momento.
ARGENTINA: É muito comum na Argentina servir a ceia em pátios ou jardins. Comem pernil, empanadas, o peru que não pode faltar e o famoso alfajor de sobremesa.
ESTADOS UNIDOS: Por ser um país muito grande, a comida da ceia americana, varia de região. No geral comem Peru, bacalhau, rabanadas, rosbife, bolinhos assados, purê de batatas e legumes. De sobremesa, a torta de abobora é uma tradição.
PORTUGAL: Em Portugal quando se fala de culinária, lembramos logo no Bacalhau. E ele logico não fica de fora da ceia de natal, que também possui batatas e o tradicional PERU.
ITÁLIA: Assim como em Portugal não pode faltar o Bacalhau, na Itália as massas são presença certa nas ceias. O vinho tinto acompanha.
JAPÃO: Tradicionalmente comem sushi e sashimi, mas por incrível que pareça o Peru, as nozes, e as castanhas não faltam na ceia japonesa.

BRASIL: No Brasil, a ceia de natal é bastante variada por ser um país grande, que possui muitos estados. Peru, Chester e Tender são as grandes atrações, que aparecem nessa época do ano. O bolinho de bacalhau que veio com a influência portuguesa, também é presença certa. Rabanadas, frutas, nozes, castanhas, damascos e etc., também compõem a ceia.
Uma proposta da Sissi do blog Reflexões rápidas
CALENDÁRIO VIRTUAL DO ADVENTO

4 comentários:

  1. Olá Gracita, gostei da sua postagem de hoje e aprendi os costumes de outros píses.
    Passa lá no blog e vê o que se passa com o seu link. Não está a encaminhar para o seu blog mas sim para o meu.
    muitos bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Gracita
    Que maravilhoso post apresentando-nos coisas que sequer conhecia... Parabéns!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  3. Oi Gracita, passando para deixar meu abração e o desejo de uma abençoado ano novo.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bela pesquisa Gracita. Nas ultimas vezes que passei Natal em Itabira, percebi que o churrasco tem sido uma mudança da noite. As famílias montam as mesas com as iguarias natalinas, mas é feito um bom churrasco. Senti uma quebra da velha tradição mineira, onde as familias se reuniam á mesa e faziam orações e etc.
    Mas tudo é valido desde que a união esteja presente.
    Abraços querida amiga tentei participar desta BC mas o tempo acabou me roubando.
    Mas aqui estou atualizando e vendo belas participações.
    Beijos

    ResponderExcluir

Amo ter você aqui no meu cantinho.
Volte sempre que sentir saudades.
Beijos no coração
Gracita